Pelo Sentido do Amor


 “O amor é a única maneira de captar o outro ser humano no íntimo de sua personalidade. Ninguém consegue ter consciência plena da essência última de outro ser humano sem amá-la.”

Em um dos maiores best-sellers dos Estados Unidos, encontra-se essa poética afirmação. É possível imaginar muitas pessoas dizendo isso, de produtores de autoajuda a monges budistas, embora, contrariando essas expectativas, essa frase saiu das mãos de um prisioneiro do nazismo, sobrevivente de auschwitz. Viktor Frankl, escritor de “Em busca de sentido”, vivenciou o pior que a raça humana produziu, para depois de uma reflexão profunda encontrar sentido, e uns dos mais sublimes sentidos no amor.

A pessoa que tem a quem amar, necessariamente tem pelo quer viver. É nessa capacidade de se realizar no outro que encontramos refugio para nosso percurso existencial. Um passo de cada vez para entender que a vida só terá sentido quando entendermos o sofrimento da pessoa amada e nos tornarmos seus parceiros na resiliência.

A existência, como sugeriu o mito grego de Dionísio é puro sofrimento, mas a possibilidade de transcender amando o próximo torna-nos vividamente melhores, superando assim a nossa terrível falta de sentido.

Vou concluir esse post com mais uma reflexão de Frankl, para que os leitores entendam a possibilidades que possuem de interagir com a vida, fazendo com que os outros sejam os melhores de si mesmos.

"Por seu amor a pessoa se torna capaz de ver os traços característicos e as feições essenciais do seu amado; mais ainda, ela vê o que está potencialmente contido nele, aquilo que ainda não está, mas deveria ser realizado. Além disso, através do seu amor a pessoa que ama capacita a pessoa amada a realizar essas potencialidades."

Pense! Repense! Ame e deixe ser amado!


O autor

Oi, meu nome é Rafael Sá. Sou téologo, filósofo e escritor. Neste ambiente a fé se converge com existência, produzindo espiritualidade. Estamos aqui até que chegue a paz do Cristo!